fbpx

Como o marketing de conteúdo pode melhorar as vendas do meu evento?

Como o marketing de conteúdo pode melhorar as vendas do meu evento?

Atrair e engajar o público são ótimas maneiras de aumentar as vendas. Para isso, existe uma forma de Marketing que visa conquistar clientes através de conteúdo relevante, tornando-o mais fiel e melhor informado. 

Vamos ver como o marketing de conteúdo pode ajudar nas vendas do seu evento. 

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma maneira de aumentar o engajamento e o crescimento orgânico da sua marca ou empresa através da criação de conteúdo de qualidade. Essa metodologia foca principalmente na experiência do usuário, que deixa de ser apenas um alvo para propagandas, mas sim um prospectivo cliente cujo interesse precisa ser cultivado e alimentado com um conteúdo valioso. 

Para atingir esse objetivo, a cada etapa do processo, que começa com a atração e termina com a venda, precisa ser entregue um conteúdo de valor, que seja pertinente. Só assim ocorre o reforço da sua marca como especialista no assunto. 

A ideia principal desse tipo de trabalho é que o cliente tem um problema ou um desejo e vai procurar informações sobre como resolvê-lo ou saciá-lo. Quando isso acontecer, seu conteúdo está pronto para ajudar a entregar essas respostas. Assim é criada uma relação positiva que é fortalecida continuamente através de conteúdo. 

Como o marketing de conteúdo pode ajudar meu evento? 

O marketing de conteúdo para eventos, e de um modo geral, tem três objetivos básicos: divulgar novos eventos, manter a fidelidade do público ou atrair mais clientes. Estes objetivos podem ser atingidos através do conteúdo de qualidade. Por exemplo, para reter os participantes, uma empresa de eventos temáticos pode produzir um conteúdo relevante ao tema para os convidados. 

A partir do objetivo é preciso definir para quem é o conteúdo. Para isso, existem as Personas.

A Persona é uma ferramenta que ajuda a encontrar o cliente ideal. Ela é uma personagem fictícia, construída a partir de muita pesquisa e um pouco de imaginação, que representa o seu público. Todo o seu conteúdo vai ser feito com ela em mente. Por exemplo, para uma festa a persona pode ser um jovem, que gosta de beber, de ouvir música sertaneja universitária e etc. 

Com a Persona definida fica muito mais fácil estabelecer para onde será feito o conteúdo. Na organização de um evento mais profissional em que a Persona é um pouco mais velha e séria, o LinkedIn ou um artigo no blog pode ser a melhor maneira de atingi-la. 

O próximo passo é a criação do conteúdo em si.

Para eventos, esse processo é um pouco mais delicado. Por exemplo, em um site que vende artigos de pesca, o tema está bem claro e o público está bem definido. Basta então criar conteúdo relacionado e relevante ao tema. Para eventos, como vimos acima, as Personas podem variar de acordo com a programação, portanto o conteúdo também precisa seguir o calendário. 

O marketing de conteúdo é uma ótima forma de atrair um público engajado e que quer participar do seu evento. Os clientes querem estar informados, saber exatamente onde estão e o que irão fazer. Entregue isso a eles.

Essas foram algumas dicas importantes de Marketing para Eventos.

Candiá Produções 

No Comments

Add your comment

×