fbpx

Dicas de Planejamento para uma boa gestão das redes sociais

Dicas de Planejamento para uma boa gestão das redes sociais

Já é fato que o público tem mudado seus hábitos de compra e está cada vez mais presente na internet. Por consequência, muitas empresas estão mais ativas na rede também. Porém, estar presente nas redes sociais não é suficiente e não vale como diferencial. Isso, atualmente, é considerado o mínimo. Se destacar no meio digital não é uma tarefa tão fácil, é preciso mais do que utilizar as ferramentas do universo online para se comunicar com as pessoas e realizar promoções.

O número de empreendimentos com páginas na internet só aumenta, o que faz crescer também a concorrência. Por outro lado, inserir a organização no meio digital sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento de redes sociais é um erro comumente cometido por muitas empresas, e ao invés de ajudar na divulgação e visibilidade da marca no mercado, acaba prejudicando. Por isso, uma boa gestão das mídias digitais acaba sendo um dos diferenciais de uma empresa.

Gestão das Redes Sociais – o que é isso?

Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube são apenas alguns canais de comunicação online, indispensáveis para a interação da empresa com sua audiência. Mais do que isso, é por meio dessas redes que é possível conhecer e entender o público-alvo e até alcançar possíveis clientes. Com uma quantidade vasta de ferramentas digitais, provavelmente seu público-alvo esteja dividido entre elas. Ou seja, nem todas as pessoas estão em apenas uma rede social, e isso acaba fazendo com que as empresas sintam-se na obrigação de ter um perfil em cada mídia.

Administrar redes sociais é monitorar o que a empresa faz em cada um desses canais, mantendo sempre todos os perfis em ordem, para, dessa maneira conseguir chamar a atenção de mais clientes para o negócio. Essa gestão requer atividades diárias que vão além da divulgação e serve principalmente para atrair, aproximar e fidelizar o público. Vai desde a escolha da mídia mais adequada para a marca até a verificação dos resultados de todo o trabalho.

Mas é importante mesmo?

É fundamental saber como fazer (bem feito) o monitoramento dos perfis online da organização, afinal, são alguns dos principais meios para interagir com os usuários e possíveis clientes. As redes sociais funcionam como uma vitrine, para que as pessoas conheçam o trabalho da empresa, divulgando os produtos e serviços por meio de textos, imagens e vídeos.

Se tornar conhecido é a principal vantagem. Um perfil comercial ativo nos canais da rede pode fazer com que pessoas que nunca ouviram falar da empresa, comecem a conhecer e interagir com a marca, podendo passar de simples internautas a clientes. Enfim, o gerenciamento das rede é importante para que a empresa construa uma imagem própria com conceito e de acordo com o padrão da marca. Elabore conteúdo relevante para os clientes, tenha boas estratégias de divulgação, mantenha uma boa relação com os clientes, etc.

Mas é possível monitorar todos os perfis, de todas as redes e conseguir realizar um trabalho bem feito em cada uma? Parte da boa gestão de redes sociais é saber escolher as principais para seu negócio. Esse gerenciamento abrange inúmeras etapas, não apenas realizar publicações, mas também tarefas que exigem certa atenção. Buscar o sucesso em um ambiente dinâmico e movimentado pode ser um pouco trabalhoso, por isso é importante ter acesso a algumas dicas e ferramentas capazes de auxiliar nessas ações.

Vamos às dicas!

1 – Planejar o conteúdo: Saber qual conteúdo publicar é essencialmente importante. É necessário ter atenção com a linguagem usada, variando entre a informalidade, mas sem banalizá-la; não pode ser longa para não cansar o internauta e nem causar desinteresse. É importante ter uma programação sobre a quantidade de publicações para não se tornar uma página cansativa ou sem atrativos para o público.

2 – Conhecer o público-alvo: Isso ajuda para que seja utilizada a linguagem correta e que não escandalize os clientes. Permite também saber o número exato de publicações diárias e mensais além de ajudar na produção de campanhas e interatividades.

3 – Interação com o público: Ao interagir com seu público, ele pode começar a defender a página quando for preciso e ainda se sentirá parte da empresa.

4 – Conhecer a concorrência: Ter consciência de quem são os concorrentes e saber como trabalham, faz com que a empresa avalie se os rumos estão corretos e também entenda como o público está recebendo e lidando com cada ação.

5 – Supervisão: É necessário ter sempre um responsável para acompanhar os resultados de todas as atividades dos perfis, em relação ao público e em como ele está recebendo as ações da empresa.

6 – Use e abuse das “#”: Usar as hashtags ideais facilitam a procura dos consumidores e do público pela publicação específica.

Existem muitas outras dicas a serem seguidas para a realização de um bom planejamento de gestão das redes sociais. Mas com certeza essas vão orientar a sua gestão. Outra dica é procurar uma empresa especializada no assunto, assim como a Candiá Produções, que tem a proposta de oferecer soluções em comunicação e muito mais.

Candiá Produções 

No Comments

Add your comment

×